O que deve ser
copiado e como fazer
backup antes de formatar o PC
Descubra que informações devem ser armazenadas e conheça
alternativas para fazer cópias de segurança dos dados do computador.
E você pretende formatar o HD de um computador, a primeira
coisa a fazer é o backup dos dados que estão lá antes de zerar a máquina. Isso,
claro, se o objetivo é manter as informações que se tem guardadas no disco
rígido. Mas você sabe quais as formas de fazer isso e o que deve ser copiado?
Um backup, em geral, deve ter como alvo seus dados pessoais,
como textos, músicas, planilhas, fotos, e-mails e não os aplicativos e
utilitários instalados no computador. No caso destes softwares, basta utilizar
o disco de instalação deles e reinstalar cada aplicação após a formatação.
Somente nos casos de programas que você baixou na Internet é
que você deve fazer backup – mas apenas do arquivo de setup de cada software,
isto é, do arquivo de instalação, e não do aplicativo em si.
Por que fazer isso? Em primeiro lugar porque os aplicativos
em geral representam um volume gigantesco de dados.
Se você segue os padrões e
sugestões do Windows XP, estes programas estão na pastaArquivos de Programas e
basta não fazer backup delas, copiando tudo o que está no diretórioC:\Documents
and Setting\. Neste repositório estão pastas como Meus documentos,
Desktop, Configurações locais, Favoritos, Menu iniciar, Cookies, etc.
No caso do Vista, tais pastas estão localizadas dentro
do diretório C:\Users\seu_nome_de_usuário.
Mesmo com essas dicas, a única pessoa capaz de dizer quais
dados de seu PC não podem ser perdidos é você! Faça uma varredura completa pelo
Windows Explorer, passando por todos os diretórios e vendo o que você quer
guardar. Muitas vezes, no dia-a-dia, acabamos salvando dados em diretórios
diferentes dos tradicionais e uma verificação extra não fará mal a ninguém.
Onde guardar?
Há diversas opções de armazenamento para os dados do backup, e tudo vai depender do volume de dados, do quanto se tem para gastar e frequência de utilização da solução.
CD/DVD: Esta é, sem dúvida, a solução mais barata já
que é provável que o computador tenha pelo menos um gravador de CDs ou DVDs
(este tem maior capacidade de armazenamento). O problema é que, se o volume de
dados for muito grande, você vai precisar de uma grande quantidade de mídias e
muito tempo para fazer o backup e recuperá-lo depois.
Dispositivos flash USB: Cada vez mais populares, os
pendrives têm preço acessível e oferecem diversas capacidades de armazenamento.
Modelos de pendrive
a partir de 4 GB de espaço podem dar conta do recado, mas modelos com
capacidades maiores – 16 GB ou 32 GB já estão à venda e vêm se
popularizando, mesmo no Brasil.
As vantagens de se usar um flash drive podem ser muitas: têm
bom preço; são portáteis; alguns trazem software de proteção dos dados por
criptografia e senha; outros incluem utilitário de sincronização de arquivos (o SanDisk
Cruzer Titanium Plus, por exemplo, permite que você sincronize o drive com
armazenamento baseado em web). Mas também tem desvantagens: justamente pelo
tamanho reduzido, elas podem ser perdidos facilmente ou até quebrados. Pense
nisso.
HD externo: Se você tem um dinheirinho guardado, pode
comprar um disco novo e montar
um hd externo. A única ressalva que fazemos é a de optar por um dispositivo
que tenha conexão USB em vez de FireWire. Além de mais rápida na transferência
de dados, a primeira é também muito mais comum e, logo, é mais provável que
seja compatível com outros computadores. Mas mesmo sem este tipo de conexão,
ainda é possível fazer
backup de um PC sem porta USB.
Online: Backup online faz sentido em algumas situações,
mas não em outras. Alguns serviços baseados em web, como o Webroot
Secure Backup, oferecem redundância de espaço, de forma que seus dados
ficam protegidos contra desastres naturais imprevistos (como enchentes,
terremotos ou incêndio).
Mas backup online pode não ser apropriado se seus dados
medem algo da ordem dos gigabytes, ou mesmo terabytes (amantes da fotografia
digital e viciados em música, estamos falando de vocês!).
Criadores de conteúdo que precisam de altas capacidades
podem preferir deixar seus dados em drives
NAS e discos rígidos em vez de ter que pagar as altas taxas dos
serviços web de backup.
De qualquer forma, muitos sites oferecem backup online
gratuito - como o Mozy.com e o Fabrik.com, por exemplo. Esta quantidade é
mais que suficiente para documentos básicos do Word e Excel, arquivos PDF e
apresentações do PowerPoint.
Para seus arquivos que ainda estão em constante uso,
armazenamento online pode ser muito conveniente (baixe-o sempre que houver uma
conexão Wi-Fi) e barato.
Automatização
Fazer backup manual de suas informações pode ser um pouco trabalhoso. Assim, existem diversos utilitários que ajudam e muito, tornando essa tarefa muito mais simples – como é o caso do SyncBackSEe do TrackMyFiles.
Além disso, as ferramentas de backup inclusas em diversas
edições do Windows XP e do Vista permitem que você agende e faça backups
automáticos. Infelizmente, apenas o XP Pro e os Vista Business, Enterprise e
Ultimate incluem essas ferramentas como padrão.
Os usuários do XP Home, no entanto, encontram um programa de
backup no CD do Windows: No Explorer, vá na pasta valueadd\msft\ntbackup,
clique com o botão direito no arquivo ntbackup e escolhaInstalar.
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